Os Delegados Populares e os Conselheiros do Orçamento Participativo (OP) de Novo Hamburgo tomaram posse em cerimônia realizada na noite de quarta-feira, 1º de setembro, no Teatro Paschoal Carlos Magno, que fica no Centro Municipal de Cultura (Centro). Estiveram presentes no evento o prefeito Tarcísio Zimmermann, o secretário Geral de Governo e Relações Comunitárias, Egon Kirchheim, o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Roque Werlang, e o presidente da Câmara Municipal, Jesus Martins.
No total, o processo, que passou por todos os bairros do Município (divididos em dez regiões), elegeu 224 delegados populares. São eles que serão os representantes da comunidade e que acompanharão e fiscalizarão a iniciativa até a sua nova edição no ano que vem.
Durante o encontro, Kirchheim falou sobre o papel dos delegados neste processo. “O Orçamento Participativo é um instrumento democrático que dá voz a comunidade, e por isso necessita da colaboração dela para seu sucesso. Se todos estiverem empenhados, certamente vamos construir uma cidade melhor”, disse.
Finalizando a cerimônia, o prefeito recebeu dos representantes e delegados, a ata das assembleias do OP no Município. Este documento contém os resultados da iniciativa, como as demandas locais e regionais que foram eleitas. “Nós vivemos um tempo de possibilidades e por isso, um desafio está lançado a todos. Precisamos aproveitar as oportunidades para melhorar a qualidade de vida e a felicidade dos hamburguenses”, falou Tarcísio.
Delegados participarão de seminário
Com a posse dos novos delegados (a segunda gestão em toda a história de Novo Hamburgo) tem início o trabalho de preparação, a fim de capacitar e informá-los sobre temas como a democracia participativa, o funcionamento do OP e o orçamento público. A capacitação será realizada em um seminário de formação que ocorrerá nos dias 11 e 25 de setembro.
A conselheira da Região 1 e moradora do bairro Canudos, Fabiele Zanquetta Meneguzzi, 17 anos, foi a representante que entregou ao prefeito a ata dos encontros durante a cerimônia de posse. Ela destaca que a participação do jovem neste processo é extremamente importante. “Sempre ouvi dizer que os jovens são o futuro da nação, por isso precisamos estar presentes e sermos ativos nas decisões da comunidade e na fiscalização dos investimentos públicos”, comentou.
Contrato do Pró-Moradia garante R$ 27 milhões para a cidade
Durante o encontro de posse dos delegados e conselheiros do OP, o prefeito Tarcísio, juntamente com o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Paulo Boeira, assinou o contrato do Pró-Moradia. O documento financia mais de R$ 27 milhões que serão investidos na regularização fundiária das vilas Marcírio J. Pereira (Primavera), Martin Pilger (Vila Nova), Getúlio Vargas (Canudos) e a Vila das Flores (Rondônia).
No total, com o Pró-Moradia, cerca de 810 famílias serão beneficiadas, por meio de construção ou reforma das casas e investimentos em obras de planejamento social, saneamento básico, abastecimento de água, pavimentação asfáltica, entre outros.
Tarcísio destacou que o recurso foi conquistado por conta do empenho de secretários, diretores e da equipe técnica da Prefeitura, além do apoio da Câmara, da Caixa Econômica Federal e da Universidade Feevale. “Esta foi uma luta impressionantemente grande. Mas com isso, demonstramos que quando existe boa vontade e determinação, não há nenhum desafio que não possa ser superado”.