31/05/2011

Saio no Portal do Observatório e do IIDAC

Envolvimento de crianças e adolescentes na garantia de direitos é destaque no encerramento do Observatório de Boas Práticas




O respeito aos direitos fundamentais de crianças e adolescentes a partir de suas iniciativas foi tema de destaque do Painel de Experiência e Panorama Executivo do Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. A mesa-redonda encerrou, na tarde desta quarta (8), a programação de atividades de integração propostas a partir da realização do Observatório de Boas Práticas e Projetos Inovadores em Direitos da Criança e do Adolescente, iniciado na última segunda (6), em Brasília.
No início da cerimônia, a adolescente Fabiele Zanquetta afirmou que pôde ir além da teoria ao participar das atividades práticas no ponto focal do Rio Grande do Sul. Ela contou que, a partir daí, começou a entender a política como uma ação cidadã relacionada à construção de políticas públicas. Fabiele destacou ainda a ação desenvolvida no Observatório dos Adolescentes como forma de reconhecer problemas quanto ao cumprimento de direitos fundamentais.

Como representante de crianças e adolescente de todo o país, a estudante do Instituto Estadual Seno Frederico Ludwig, de Novo Hamburgo (RS), ressaltou a importância de que os jovens estejam atentos ao cumprimento efetivo de seus direitos – que, segundo ela, representam deveres para a sociedade.

Também presente na mesa, a articuladora Aretusa de Oliveira Martins, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), enfatizou o papel da escola pública e dos projetos extraclasse para o desenvolvimento pessoal de crianças e adolescentes. Segundo ela, todos os envolvidos no processo de educação – inclusive os próprios estudantes – precisam sentir-se responsáveis por iniciativas, ao procurar não só “apagar o incêndio na floresta com um beija-flor”, como descreveu.

 
Balanço de uma trajetória
Mediador do painel de experiências, o coordenador do Observatório Nacional, Claudio Stacheira, traçou um retrospecto da trajetória do projeto, desde seu lançamento, em agosto do ano passado
como um dos quatro projetos da Agenda Social Criança e Adolescente, até os dias atuais.
Ao fazer um balanço dos resultados alcançados pelo Observatório Nacional, Stacheira fez alusão à concretização do Observatório de Boas Práticas e Projetos Inovadores como um dos principais frutos da proposta que tem sido implementada.

Stacheira apontou que, durante três dias, a mostra conseguiu reunir de forma integrada as ações práticas referentes aos temas que o Observatório Nacional articula no aspecto teórico, ao trazê-los para a vivência prática. “O fato de se ter alcançado a oportunidade de oferecer este espaço como ponto de encontro, e de ele ter sido utilizado como tal, é um grande resultado”, analisou.
Fonte:  http://www.iidac.org/iidac.org/index.php?option=com_content&view=article&id=109%3Aenvolvimento-de-criancas-e-adolescentes-na-garantia-de-direitos-e-destaque-no-encerramento-do-observatorio-de-boas-praticas&catid=25%3Aiidac&Itemid=70&lang=br

30/05/2011

Observatório de Boas Práticas e Projetos Inovadores em DCA


A edição 2010 do Observatório reunirá entre os dias 6 e 8 de dezembro, em Brasília, cerca de 500 participantes convidados, dentre eles prefeitos, gestores municipais e estaduais dos direitos da criança e do adolescente, dirigentes de organizações não-governamentais, reitores, professores e pesquisadores de universidades, dirigentes de empresas públicas, representantes de organizações internacionais, gestores do governo federal, adolescentes e representantes de 50 experiências inscritas e selecionadas a partir de uma convocatória nacional.

O Observatório de Boas Práticas e Projetos Inovadores em Direitos da Criança e do Adolescente é um encontro nacional para o intercâmbio de iniciativas desenvolvidas para a promoção, garantia e defesa de direitos da criança e do adolescente no Brasil.

O encontro é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNPDCA), da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), realizado em parceria com o Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC), apoiado pela rede de ação do Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente em 12 Estados do país.

Fui convidada pela SNPDCA ao evento em Brasília


PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS
SECRETARIA NACIONAL DE PROMOÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
EDIFÍCIO PARQUE CIDADE CORPORATE - SCS -BLOCO B, QUADRA 09, LOTE C, TORRE “A” 8º, ANDAR - BRASÍLIA - ASA SUL - CEP:
70.308.200.

CONVITE OFICIAL
Brasília, 23 de novembro de 2010.

A Caríssima Adolescente
Fabiele Zanquetta Meneguzzi
Ponto Focal do Observatório dos Adolescentes do estado do Rio Grande do Sul
Instituto Estadual Seno Frederico Ludwig
Novo Hamburgo, RS
Assunto: Convite para participação no encontro Observatório de Boas Práticas e Projetos
Inovadores em Direitos da Criança e do Adolescente (Brasília, Dez. 2010)


Cara Fabielle,
1. No marco da realização da primeira edição do Observatório de Boas Práticas e Projetos
Inovadores em Direitos da Criança e do Adolescente, em nome da Secretaria Nacional de
Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNPDCA) gostaríamos de convidá-la para
participar do encontro a ser realizado nos dias 06, 07 e 08 de dezembro de 2010 em Brasília.
2. O evento é uma iniciativa da SNPDCA em parceria com o Instituto Internacional para o
Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC) e tem por objetivo reunir e compartilhar as principais
experiências realizadas no marco referencial da Agenda Social Criança e Adolescente,
desenvolvidas com recursos da SNPDCA/SDH e do Conanda, no período entre 2007 e 2010.
3. Entendemos que sua experiência de participação cidadã e de seus pares junto ao Observatório
dos Adolescentes é condição legítima ao evento, de maneira que sua presença será importante
para promover a integração e o intercâmbio junto aos adolescentes representantes das boas
práticas participantes do encontro.
4. Durante o evento serão realizadas ações específicas com os adolescentes e escolas integradas
ao Observatório Nacional, inclusive o Encontro de Intercâmbio de Experiências entre as escolas e
universidades participantes, para o qual também gostaríamos de contar com sua presença.
5. Nesse aspecto, suas despesas de passagem, alimentação e hospedagem durante os dias do
evento em Brasília serão custeadas pelo encontro, motivo pelo qual necessitamos confirmação
da participação impreterivelmente até o dia 25 de novembro.
6. Na expectativa de contar com sua participação, colocamo-nos à disposição a fim de oferecer-lhe
maiores detalhes pelos telefones (62) 3702-9860, (62) 3098-0350, ou do e-mail
marcos@iidac.org, aos cuidados de Marcos Gomes, ponto focal para os convites, ao mesmo
tempo em que solicitamos preencher e enviar até o dia 25 de novembro a ficha ora encaminhada
em anexo, para viabilizar os processos logísticos à Brasília. IMPORTANTE: A ficha preenchida
deve ser encaminhada juntamente com as autorizações de viagem e de uso de imagem, as
quais deverão estar assinadas por seus pais, ou responsável.
Com cordiais cumprimentos,

CARMEN SILVEIRA DE OLIVEIRA
Secretária Nacional

25/05/2011

Parlamento Juvenil do Mercosul sai em notícia no portal do site da SEDUC - RS

Câmara dos Deputados realiza Encontro Nacional sobre Parlamento Juvenil

Três estudantes gaúchos da rede estadual de ensino foram selecionados para o Encontro Nacional Parlamento Juvenil, que acontece em Brasília, entre os dias 14 e 16 de setembro.  A iniciativa é promovida pela Câmara de Deputados e reúne alunos de escolas públicas de todo o País.

O Parlamento Juvenil é um projeto que visa, além de um espaço de diálogo entre o jovem e o Legislativo, uma troca de ideias em um âmbito propício para discussões de temas entre a escola e os parlamentares. Os estudantes gaúchos são Maicon Prado da Cruz, da Escola Guarani, de Canoas, Fabiele Zanquetta Meneguzzi do Instituto de Educação Seno Frederico Ludwig, e Samer Juliano Muniz Peres, da Escola Estadual Nossa Senhora do Livramento, de Santana do Livramento. Ele acredita que “o evento possa discutir assuntos de relevância não somente para a escola, mas para toda a vida”.

Os critérios adotados para na pré-seleção dos estudantes foram os seguintes: estar matriculado no Ensino Médio e ter entre 15 e 17 anos; experiência de participação social; bom desempenho escolar; ser comunicativo e exercer liderança em suas turmas; participar de projetos na escola e na comunidade; demonstrar habilidade de expressão oral e escrita; redigir texto argumentativo sobre o tema “O Ensino Médio que queremos”. 

Fonte: http://www.seduc.rs.gov.br/pse/html/noticias_det.jsp?PAG=1&ID=5716

10/05/2011

Presto entrevista a TV Câmara


 Esse vídeo é uma entrevista minha, dada para a TV Câmara dos Deputados, durante a realização do Parlamento Juvenil do Mercosul, em Brasília - DF.

06/05/2011

Parlamento Juvenil do Mercosul

       Participei entre os dias 14 e 16 de setembro 2010, do PARLAMENTO JUVENIL DO MERCOSUL, realizou - se em Brasília, na Academia de Tênis Resort. Participaram do evento, entorne de 100 jovens de todo o Brasil, nesse evento discutimos sobre "o Ensino Médio que queremos", discutimos como está o funcionamento, o que deve ser mudado, e também aprendemos o que de verdade o que é o MERCOSUL e como funciona.
     
         Foram escolhidos 27 jovens, um de cada estado Brasileiro, fiquei suplente do RS, mas acho que não irei ao Uruguai, mas o Rio Grande do Sul foi bem representado, o títular do RS foi um menino de Canoas, Maicon Prado.  
         
            Foi uma experiência maravilhosa tive a honra de conhecer autoridades políticas, conheci toda a cidade de ponta a ponta,  mas ano que vem participarei de novo se Deus quizer e lutarei agora para ganhar!

Observatório é notícia em Novo Hamburgo

Instituto Seno Frederico Ludwig será observatório juvenil no RS 

Grupo de 30 alunos do Cipe estudará políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes.


  - Quantos adolescentes têm acesso à Internet? E será que todas crianças conseguem consultas médicas? Adolescentes entre 14 e 17 anos de Novo Hamburgo estão atentos a isso. Nesta segunda-feira, 16, foi lançado o primeiro Observatório juvenil dos direitos da criança e do adolescente no Estado. Isso significa que no Instituto Estadual Seno Frederico Ludwig (Ciep), do bairro Canudos, alunos irão acompanhar informações sobre as políticas sociais focadas na garantia dos direitos da infância e da adolescência. A meta é que essas propostas façam parte de políticas brasileiras para adolescentes para os próximos 10 anos.

Entenda a ação

O lançamento do projeto, que partiu do esforço da aluna, Fabiele Zanquetta Meneguzzi, ocorreu na tarde desta segunda-feira, no ginásio da escola

Segundo Fabiele, que é a adolescente facilitadora do projeto e que esteve em Brasília para representar o Estado, o observatório juvenil é um projeto da agenda social da Criança e do Adolescente da PPA (Programação PluriAnual) da Presidência da República

A proposta é garantir os direitos voltados à criança e ao adolescente. A solenidade teve a participação de Gilbert Scharnik, diretor de projetos do Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC), parceiro da secretaria Nacional dos Direitos Humanos

Nos próximos 15 dias, 30 alunos de 14 a 17 anos do Ciep receberão materiais para estudar desde a prevenção à violência contra menores até o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

Segundo Scharnik, em dezembro, em Brasília, três membros de cada um dos observatórios (existem 12 no País) participarão de um encontro com a presidência e com ministérios

Na reunião Observatório Nacional de Boas Práticas em Direitos Humanos, os representantes dos observatórios juvenis levam suas boas práticas e cartas de recomendações de políticas públicas para adolescentes

Pra Criança

O Ciep Canudos é o único observatório no Estado. Significa que os estudantes estarão observando se as políticas atendem as necessidades das crianças e relatarão isso em seus trabalhos. Quando os alunos ficarem frente a frente com representantes do governo federal, no final do ano, poderão exigir melhorias.

Foto e reportagem: Susi Mello/GES-Especial
 
Fonte:  http://www.jornalnh.com.br/cotidiano/277077/instituto-seno-frederico-ludwig-sera-observatorio-juvenil-no-rs.html