21/09/2011

Internautas participam de bate-papo sobre os 21 anos do ECA


Na foto, adolescentes que integram os Observatórios dos Adolescentes de 18 UF do Brasil celebram os 21 anos do ECA com a ministra Maria do Rosário.
Mais de 500 internautas de todo o País acompanharam nesta quarta-feira (13), em tempo real, um bate-papo entre a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Maria do Rosário, e adolescentes de 19 estados sobre os 21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Durante o debate, que foi transmitido ao vivo pelo Twitter da SDH (twitter/DHumanosBrasil), foram abordados temas como drogas, sexualidade, gravidez na adolescência, índices de mortalidade nesta faixa etária, além da exploração sexual de crianças e adolescentes.

Rodeada de adolescentes que integram o Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, a ministra respondeu e tirou dúvidas, tanto dos jovens presentes, quanto dos internautas, que também encaminharam perguntas ao mediador. Quando perguntada sobre a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, a ministra disse enfaticamente não acreditar que a medida ajude a diminuir a violência. Segundo ela, este debate tem sido feito de maneira equivocada na sociedade, pois muitos estão responsabilizando os jovens pela violência, quando na verdade eles são as principais vítimas dela.

Em sua intervenção, a jovem de 16 anos, Aline Freitas de Paula e Silva, que representava o estado de Pernambuco, parabenizou a SDH pelo debate e ressaltou a importância de os jovens serem ouvidos na construção das políticas públicas voltadas ao segmento.  “Se a política pública é voltada para nós, é essencial que o próprio adolescente participe. Sinto-me ligada à realidade” comemora.

Já a representante do estado do Amazonas, Andreza  Maria Cunha, de 18 anos, chamou atenção para a urgência das intervenções do Estado nas necessidades dos jovens brasileiros. “O debate fará com que sejamos ouvidos, lembrando que os direitos existem para as crianças e os adolescentes de hoje e não do futuro”, disse.

Ao término do bate-papo, os jovens entregaram à ministra uma carta com as principais considerações e anseios do Observatório. Os adolescentes esperam que as reivindicações sejam sempre levadas em conta quando da implantação de ações voltadas para crianças e adolescentes de todo o País.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social (SDH).


Fonte:http://www.obscriancaeadolescente.org.br/todas-noticias/474-internautas-participam-de-bate-papo-sobre-os-21-anos-do-eca

Adolescentes vão comemorar os 21 anos do ECA



Em celebração aos 21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA), a mais detalhada lei brasileira em defesa dos direitos infanto-juvenis, se reúnem em Brasília, hoje (12) e amanhã, adolescentes das cinco regiões do país, com o objetivo de compartilhar ideias, apontar desafios e refletir sobre possíveis soluções para o enfrentamento à violação dos direitos de meninas e meninos brasileiros.
Os representantes dos observatórios dos adolescentes do Distrito Federal e dos  19 estados brasileiros que compõem a rede do observatório nacional (RS, SC, PR, SP, RJ, MS, MT, GO, PA, AM, RR, CE, MG, RN, PE, PI, AL, BA, TO) apresentam, nesta terça-feira, ações desenvolvidas pelos núcleos dos Observatórios e debatem o marco comemorativo de aniversário do estatuto.  “O aniversário de 21 anos do ECA representa o amadurecimento do Brasil nas questões que tangem os direitos das crianças e dos adolescentes. Além disso, nos faz pensar na necessidade de fortalecimento de um sistema organizado para prevenir e combater situações de violação”, disse o representante do Mato Grosso do Sul, Tiago Batista Ramalho, de 17 anos.

Para aprofundar o debate e selar a ampliação de espaços de diálogo que promovam a participação de adolescentes em discussões que lhes afetam diretamente, está previsto para amanhã um bate-papo entre os participantes do encontro e a Ministra-Chefe da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SDH), Maria do Rosário. Para eles, um exercício de cidadania. “O encontro com a ministra  será uma oportunidade de falarmos sobre as políticas públicas que protegem a criança e o adolescente, e entender o comprometimento do governo brasileiro para a garantia dos direitos fundamentais”, previu Fabiele Zanquetta Meneguzzi, do Rio Grande do Sul.

Fonte: http://www.obscriancaeadolescente.org.br/todas-noticias/468-brasilia-recebe-adolescentes-de-18-uf-para-comemorar-os-21-anos-do-eca